É na infância que a criança adquire as habilidades cognitivas, psicossociais, emocionais, comportamentais e acadêmicas necessárias para as etapas posteriores do desenvolvimento. A fase pré escolar é considerada um período de grande oportunidade para o crescimento sendo, também, um período de vulnerabilidade, pois o cérebro da criança está em pleno processo de formação/amadurecimento.
A avaliação neuropsicológica de crianças pré-escolares pode auxiliar no diagnóstico, identificando funções comprometidas e preservadas que possibilitam o planejamento da reabilitação, e análise do impacto que essas dificuldades apresentadas podem ocasionar nas relações familiares e escolares. A partir do exame neuropsicológico é possível promover orientações para os profissionais de educação sobre estratégias de ensino que podem favorecer a aprendizagem da criança avaliada.
Quanto mais precoce o diagnóstico mais rapidamente pode ser iniciada a reabilitação cognitiva, aumentando assim as chances de recuperação funcional e de promover a plasticidade neuronal significativa.
Mônica Nogueira