Por Nathália de Paula Louzada
O PECS é um sistema de comunicação por meio de figuras, muito utilizado com indivíduos diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e/ou dificuldades de fala. O protocolo baseia-se na investigação e na prática dos princípios ABA (Analise do comportamento Aplicada).
O treino é dividido em fases e os ganhos que podem ser de pequeno, médio e longo prazo variando de indivíduo para indivíduo. Os itens preferidos pela criança serão usados como reforçadores para o comportamento de pedir, que uma vez aprendido deve ser usado juntamente com a família e profissionais envolvidos no processo de intervenção da criança, favorecendo a generalização dessa habilidade.
Com PECS, as crianças adquirem comportamentos verbais não vocais, aprendem “como” se comunicar, ou seja, quais são as regras básicas da comunicação de forma funcional e com intencionalidade, em seguida, o uso da fala é promovido através de oportunidades, fornecendo condições ideais para o aparecimento e desenvolvimento de vocalizações e ampliação do discurso verbal e de habilidades relacionadas com a comunicação social, reduzindo os comportamentos inadequados e aumentando os comportamentos adequados. Promove a independência na realização das atividades do cotidiano.
Para desenvolver essa intervenção podemos contar com o fonoaudiólogo como profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar os indivíduos com distúrbios na comunicação oral e escrita.
A intervenção precoce e continuada é fundamental para que o quadro de TEA não presente piora no que tange comunicação geral, e em especial para o desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva, oral, gestual e escrita.