Os benefícios da mastigação para nossa saúde

Por Paola Pinheiro Faustino

A mastigação é uma função aprendida, é gradativa, intensamente dinâmica e que necessita do domínio simultâneo da musculatura da língua, da face e dos músculos envolvidos no ato mastigatório.

Por volta do 7º mês de vida iniciam os movimentos mastigatórios e o desempenho torna-se eficaz entre 1 ano 1 ano e meio em conseqüência da desenvolvimento do sistema nervoso central, do aprimoramento do sistema estomatognático (estruturas, músculos e funções que envolvem a face e pescoço) e ao avanço da erupção dos dentes. Nessa idade, a mastigação pode ser classificada como padrão adulto. Para a evolução no processo da mastigação há a necessidade da prática de mastigar alimentos mais consistentes.

A mastigação auxilia no crescimento dos ossos maxilares, na conservação das arcadas dentárias e da oclusão, estimula e equilibra a musculatura orofacial iniciada com a sucção (amamentação) proporcionando agilidade, precisão e coordenação dos movimentos, que são fundamentais para a deglutição adequada e para a produção dos sons da fala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *